Como podemos usar a empatia no trabalho ?

Provavelmente, você já ouviu falar de empatia. Essa é a habilidade de se colocar no lugar do outro sem se forçar para tal. Desenvolver esta capacidade requer atitudes como ouvir na essência, o que exige olhar para a pessoa enquanto ela fala, sem julgar ou dividir sua atenção com atividades paralelas.

Via Portal IBC

 

Quando um indivíduo apresenta a habilidade de empatia bem desenvolvida, seu poder de atração cresce, abrindo espaço para a construção de relações mais saudáveis e afetivas. Isso acontece, pois ser empático permite que você crie e fortaleça laços de cumplicidade com o próximo.

Para ser empático, demonstra estar interessado e faça perguntas a respeito das coisas que a outra pessoa está dizendo, sem nunca julgá-la. Esta atitude permite que você entenda como é a vida do outro, facilitando a interação e estreitando relações. Parece fácil, mas, na verdade, tais habilidades exigem esforço. Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo o texto!

 

Para que serve a empatia

A empatia é uma das competências sociais mais relevantes para o mercado de trabalho. Por meio desse sentimento, os líderes se tornam capazes de realizar tarefas importantes como:

  • Compreender seus liderados e manter um interesse ativo por suas preocupações;
  • Dar a melhor orientação para servir, antever, identificar e satisfazer as necessidades dos clientes;
  • Aprimorar sua capacidade de desenvolver equipes, perceber as necessidades das pessoas, identificar seus pontos fracos e reforçar suas aptidões;
  • Cultivar as melhores oportunidades por meio de pessoas diferentes, sem deixar de valorizar a diversidade.

A empatia não é apenas uma competência profissional desejada, mas uma questão de sobrevivência no ambiente corporativo. É graças a esta habilidade que os colaboradores conseguem se adequar à cultura da empresa e entender suas necessidades.

Além disso, a empatia é responsável por formar laços de confiança e colaboração entre os diversos funcionários de uma organização. Trata-se de uma via de mão dupla que cultiva as boas relações e estimula o desenvolvimento e a retenção de talentos.

 

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/como-podemos-usar-empatia-no-trabalho/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *